Em: 18/10/2019 Compartilhar: Facebook

ESTÁ ABERTA A CAMPANHA SALARIAL PARA DATA BASE NOVEMBRO 2019!

ATUALIZADO EM 18/10/2019.
A partir desse mês de setembro (2019) inicia-se a campanha salarial para data base novembro de 2019. A Assembleia será realizada no dia 3 de outubro, às 18h30min, na sede do Sindicato, Rua Treze de Maio, 835, em Curitiba-PR. A referida Assembleia terá como ordem do dia as negociações tanto para as Convenções como para os ACTs (Acordos Coletivos de Trabalho).
A novidade desse ano é que a Assembleia permanecerá em aberto e a ordem do dia poderá ser debatida também em outras cidades do Estado do Paraná. Um cronograma está sendo elaborado e tão logo seja confirmado os locais de realização divulgaremos como atualização dessa notícia. “Esse ano não será possível visitar todas as sedes das Entidades como gostaríamos, mas seguindo nosso compromisso de reaproximação com a base representada, faremos diversos encontros nos quais todos terão direito a voz e voto nas assembleias, independente de ser associado ou contribuinte do Sindicato... espero contar com ampla participação dos trabalhadores nesse processo democrático” diz o Presidente do SENALBA-PR, Marcelo dos Santos.
Os ACTs específicos, firmados entre o SENALBA-PR e Entidades com sede somente em Curitiba-PR serão debatidos em Assembleia local, entre os dias 7 e 11 de outubro. 

EM 07/10/2019. AGO SESCOOP - Iniciamos hoje o cronograma de Assembleias na sede das Entidades. No SESCOOP-PR participaram somente os  empregados daquela Entidade, mas em maioria. Após o debate algumas cláusulas da pré-pauta foram alteradas e outras incluídas pela sugestão dos participantes. Como todos os empregados do SESCOOP atuam em Curitiba-PR a diretoria do SENALBA-PR deve protocolar a referida pauta ainda nessa semana.

EM 10/10/2019. Foi divulgado ontem (09/10), o índice de inflação aferido no INPC/IBGE do mês de setembro. O percentual do INPC de setembro (2019) ficou em -0,05%. Esse índice reflete o cenário de recessão econômica que se apresenta no país. Com esse índice do mês de setembro temos acumulado de 1º de novembro de 2018 a 30 de setembro de 2019 o percentual de 2,51%. Ainda falta o índice do mês de outubro de 2019 que deve ser divulgado no dia 6 de novembro próximo.nquanto isso estão ocorrendo as assembleias de acordo o cronograma estabelecido pelo SENALBA-PR, com apoio das Entidades empregadoras, que possibilitam a realização dos debates nos locais de trabalho e as vezes durante o horário de trabalho. Já para os trabalhadores do interior do Estado, as Entidades do Sistema S do comércio e da indústria, disponibilizaram suas instalações para que o SENALBA-PR possa realizar as reuniões com a ampla participação dos trabalhadores de qualquer entidade e não exclusivamente para aqueles que atuam no local onde está sendo realizada a assembleia. Mas ocorre que a participação dos trabalhadores da capital está muito baixa e então passamos a refletir até que ponto compensa viajar todo o Estado do Paraná se não interesse do trabalhador em participar. Pensando nisso abrimos uma enquete no site para saber em quais cidades do interior do Estado faremos os debates. Vamos acompanhar o resultado dessa enquete até o próximo dia 16 de outubro e então rever o cronograma que será cumprido a partir do dia 21 de outubro, passando a visitar as cidades que apresentarem maior interesse dos participantes. Por enquanto fica mantido o cronograma da próxima semana que prevê a realização dos debates no litoral do Paraná no dia 17 de outubro. O voto não é identificado, mas vote somente uma vez. PARTICIPE DA ENQUETE!

EM 18/10/2019. Foi encerrada ontem, em Paranaguá, a Assembleia Geral Ordinária 04/2019. Infelizmente o cronograma de viagens para realização das assembleias no interior do Estado teve que ser abortado pela diretoria do Sindicato. Após a realização da enquete constatamos pouco interesse por parte dos trabalhadores em participar das referidas assembleias. Dessa forma não se justificariam os despesas com viagens pelo interior do Estado para realizar assembleia com poucos participantes.

A gestão atual do SENALBA-PR tem envidado esforços no sentido de aproximar a categoria e continuará sempre a disposição dos interessados. No ano passado percorremos o Estado visitando praticamente todas as sedes das Entidades do Sistema S, foram realizadas assembleias em local confortável, climatizado, com recursos audiovisuais, no horário de trabalho, com pleno apoio das Entidades empregadoras. Mas a pesar de todo esforço conseguimos contatar com apenas 20% dos trabalhadores, a grande maioria não participou das reuniões. Pedimos que acessassem o site do Sindicato, que curtissem a página no Facebook, que cadastrassem seus e-mails para receber informações, mas apenas 20 pessoas se cadastraram durante aquele período. A diretoria do SENALBA-PR, continuará a disposição de todos, podendo até realizar alguma assembleia no interior do Estado afim de levar informações novas, tirar dúvidas, prestar esclarecimentos, ouvir as dificuldades e anseios da  categoria para serem pautadas nas negociações dessa data base de novembro, mas desde que haja interesse e participação dos trabalhadores. Sendo assim ficamos a disposição para contato via site, facebook e e-mail. Na era digital quase todos levam o Sindicato no bolso ou na palma da mão com seus smartphones, basta digitar “SENALBA” no google.

As pautas reivindicatórias para os ACTs do SESCOOP, SENAR, FUNPAR e CIEE serão entregues ainda hoje (18/10). Já as demais pautas para os ACTs do SESC, SENAC e SESI/SENAI/IEL/ABESSFI e para as CCTs com os SECRASOs PR, CRM e NP serão entregues na próxima quarta feira dia 23 de outubro, portanto sugestões para compor essas pautas poderão ser enviadas para o e-mail do SENALBA-PR ou pelo canal de contato do site.
A Diretoria do SENALBA PR agradece imensamente o apoio e pronto atendimento das Entidades empregadoras em disponibilizar seus espaços para a realização das assembleias.
Será aberta uma nova notícia para tratar das negociações e o trabalhador poderá acompanhar tudo pelo site do SENALBA-PR.

Veja o resultado da ENQUETE:

Vou participar da assembleia do SENALBA-PR, mesmo que não seja no meu local/horário de trabalho na cidade de:

S A PLATINA - SESI/ SENAI - 2.53% (2 votos)

MARINGA - SENAC - 25.32% (20 votos)

PARANAVAÍ - SESI/ SENAI – 7.59% (6 votos)

UMUARAMA - SENAC – 8.36% (7 votos)

CAMPO MOURÃO - SENAC – 10.13% (8 votos)

FOZ DO IGUAÇU - SESC - 10.13% (8 votos)

FRANCISCO BELTRÃO - SESI/SENAI – 5.06% (4 votos)

PATO BRANCO - SESC – 3.80% (3 votos)

GUARAPUAVA - SENAC – 7.59% (6 votos)

OUTRA CIDADE QUE INDIQUEI POR E-MAIL – 18.99% (15 votos)

Total: 79 votos

O maior serviço que um Sindicato pode prestar à categoria profissional representada é a garantia de melhores condições de trabalho, emprego, renda e benefícios, por meio das negociações coletivas que é igual pra todos. Divulgue, colabore, participe, contribua e apoie o seu Sindicato, pois JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Clique aqui e veja o Edital de Convocação na íntegra.

Clique aqui e veja o cronograma das Assembleias contendo data, hora e local de realização.

Clique aqui
 e veja o Livreto Informativo SENALBA-PR 2019 - Valorize o Seu Sindicato.


Veja abaixo as Pré-Pautas Reivindicatórias:


Pré-Pauta Reivindicatória CCT SECRASO-PR/CRM

Pré-Pauta Reivindicatória CCT SECRASO-NP

Pré-Pauta Reivindicatória ACT SESC/SENAC

Pré-Pauta Reivindicatória ACT SESI/SENAI/IEL/ABESSFI

Pré-Pauta Reivindicatória ACT SESCOOP

Pré-Pauta Reivindicatória ACT SENAR

Pré-Pauta Reivindicatória ACT FUNPAR

Pré-Pauta Reivindicatória ACT CIEE