Em: 12/12/2017 Compartilhar: Facebook

SENALBA-PR REALIZOU A PRIMEIRA RODADA DAS NEGOCIAÇÕES PARA O ACT 2017/2018 COM O SESI/SENAI

A Diretoria do SENALBA-PR esteve em reunião com os gestores do SESI (SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA) e SENAI (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DA INDÚSTRIA) na manhã do dia 12 de dezembro para a primeira rodada das negociações do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2017/2018, porém o acordo não foi firmado nessa primeira rodada.

As Entidades fizeram a proposta de reajuste nos benefícios de Vale Refeição/Alimentação e no Auxílio Creche em 10%. Também apresentaram uma perspectiva de melhora no benefício do Plano de Saúde a partir do lançamento de um edital de licitação, no qual visa reduzir o custo da mensalidade do plano de saúde. As Entidades se propõe a custear 80% do valor das mensalidades para todos os empregados, inclusive para seus dependentes diretos. Também há de se observar que haverá uma mudança na modalidade do plano, deixando o atual benefício com 100% de cobertura em nível Estadual, passando para um plano com coparticipação na utilização e de abrangência nacional. As Entidades ainda estudam a implantação do benefício de auxílio funeral concomitante com a ampliação do seguro de vida em grupo. Toda via esses benefícios não constaram na pauta reivindicatória entregue às Entidades em 4 de outubro corrente. Mas o grande impasse para firmar o ACT foi a proposta de reajuste salarial limitada em 1,83%, ou seja, somente a reposição da inflação aferida pelo índice INPC/IBGE, acumulada no período da data-base.

Além do SENALBA PR, participaram também dessa rodada de negociação dirigentes dos SENALBAs Ponta Grossa, Londrina e Cascavel. Os sindicalistas presentes rejeitaram a proposta no reajuste salarial e deixaram uma contraproposta para o reajustar os salários em 3%. Os gestores do SESI/SENAI ficaram de debater essa contraproposta e retornar aos Sindicatos para continuidade das negociações. O Vice-Presidente do SENALBA PR, Marcelo dos Santos, vê como boa a proposta nos benefícios, “o reajuste proposto nos benefícios e a licitação no plano de saúde, se concretizada, representarão um bom avanço no Acordo Coletivo, principalmente num momento em que só vemos a retirada de direitos e flexibilizações na legislação que favorecem o capital”. Mas o dirigente teme que o reajuste salarial e a data em que as negociações se iniciaram inviabilize a realização do acordo ainda esse ano, então salienta “não precisamos ter pressa e sim a integração entre os SENALBAs e os trabalhadores da categoria com intuito de buscar um acordo melhor, pois de qualquer forma será o Acordo será retroativo a 1º de novembro".

Cadastre seu e-mail pessoal no site do SENALBA-PR para receber as notícias referente a sua categoria profissional e ajude a divulgar o site do Sindicato aos seus colegas. O SENALBA-PR também está no Facebook: https://www.facebook.com/senalbapr/?ref=bookmarks.

Notícias Relacionadas:

CCT 2017/2018 – FIRMADA A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 COM O SECRASOS PR/CRM

SENALBA-PR FIRMOU O ACT 2017/2018 COM O CIEE

CCT 2017/2018 – AS NEGOCIÇÕES EVOLUIRAM, MAS NÃO SE CONCRETIZARAM!

SENALBA-PR FIRMOU O ACT 2017/2018 COM A FUNPAR

CCT 2017/2018 – SAIU O ÍNDICE DE INFLAÇÃO ACUMULADO, MAS NÃO SAIU A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO!

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO PARA 2017/2018

ASSEMBLEIA DA CAMPANHA SALARIAL 2017/2018, O QUE DEU LÁ?