Em: 15/12/2017 Compartilhar: Facebook

SENAC COMEMORA MAIS UM ANO DE CONQUISTAS... DE QUEM?

A Direção Regional do SENAC-PR, em Curitiba, convocou os trabalhadores para celebrar “mais um ano de conquistas”. Mas ainda não deu um telefonema sequer ao Sindicato para tratar das negociações do Acordo Coletivo 2017/2018.

O SENALBA-PR protocolou na Secretaria da Administração Regional do SENAC-PR, no dia 4 de outubro de 2017, a pauta de reivindicação dos trabalhadores para o ACT 2017/2018. A pauta a para essa Entidade contém apenas 18 itens e visa basicamente repor as perdas salariais ocasionadas pela inflação; um aumento real com base nas perspectivas de crescimento econômico do país; equiparação do valor do Vale Refeição aos valores de mercado e aos valores das demais Entidades do Sistema S; redução da participação dos empregados no benefício do Plano de Saúde; alguma melhora nas cláusulas sociais como o eterno pedido do aumento na licença maternidade; etc..

O SENAC-PR completou 70 anos em 2017! É uma Entidade sem fins lucrativos, mas de direito privado e foi criado pelos Decretos Lei 8.621 e 8.622 de 1946. Sua gestão é vinculada à Organização Sindical Patronal da FECOMERCIO-PR (Federação do Comercio do Estado do Paraná), presidida pelo Empresário Sr. Darci Piana desde 2004. A atual gestão em 13 anos fez uma revolução administrativa, operacional e estrutural equivalente a 50 anos de avanço. Praticamente dobrou a quantidade de unidades de atendimento. As unidades antigas foram todas revitalizadas por dentro e por fora, mobiliários e equipamentos todos novos. As novas unidades construídas foram projetadas por uma equipe de arquitetos contemplando funcionalidade, design, estilo, paisagismo e acessibilidade. “Dá gosto entrar numa unidade do Senac de hoje”, é o que diz o Vice-Presidente do SENALBA-PR, Marcelo do Santos, que tem seu vínculo empregatício com a Entidade. O SENAC dispõe atualmente de 36 unidades, distribuídas nas principais cidades e regiões do nosso Estado. Atendeu cerca de 1,6 milhões de alunos durante esses 13 anos. Sua missão é educar pessoas para o trabalho no comércio de bens, serviços e turismo. Para isso conta com cerca de 1500 empregados. Sua maior fonte de recursos, uma vez que não tem fins lucrativos, é um repasse financeiro feito pelas empresas do comércio na guia do INSS. O repasse é calculado sobre o valor do INSS dos empregados, ou seja, não é dinheiro retirado da união e nem dos trabalhadores, apenas utiliza-se do valor do INSS pago pelos trabalhadores para elaboração do cálculo.

As Entidades do Sistema S, embora algumas tenham “empresas pedagógicas” que prestam serviços e são utilizadas para o aprimoramento e o contato com a prática profissional dos seus alunos, não são Entidades que comercializam produtos ou transformam matéria prima como as empresas que lhes contribuem. Dessa forma sua maior concentração produtiva está na capacidade humana e intelectual das pessoas que nela trabalham. Logo seu maior “custo” ou investimento, como gostamos de falar, é a folha de pagamento que em geral supera 50% do orçamento anual. Com o SENAC não é diferente.

E os empregados do SENAC-PR? Quais foram suas conquistas? Se resume no simples fato de pelo menos ter um emprego? São apenas pessoas meramente substituíveis a qualquer momento? Em 2015, os Empregados do SENAC-PR tiveram uma perda com a reposição salarial no Acordo Coletivo de Trabalho de 0,34%. Em 2016 perderam mais 0,50%. O Vale Refeição nessa Entidade é de R$ 19,00 por dia trabalhado/compensado, porém desconta-se do empregado até o dia em que ele viaja devido ao fato de receber diária para viagem. Enquanto isso, outras Entidades do Sistema S pagam acima de R$ 25,00. O Plano de Saúde co-participado pelo empregado, teve sua mensalidade reajustada em 13% no mês de maio, mês em que a inflação acumulada estava em 3,99%. Enquanto isso outras Entidades do Sistema S fornecem Plano de Saúde com custo bem mais acessível, inclusive participam da mensalidade dos dependentes, outras pagam o plano 100% por cento e sem co-participação nos serviços médicos. Esse ano, o mais atípico da nossa história, chegamos na data-base com a inflação mentirosa, projetada pelo governo federal, com o cúmulo, não é acúmulo é o cúmulo mesmo de 1,83%, numa ocasião em que os menos otimistas aguardavam fechar um acordo reajustando os salários em pelo menos 3%, não recebemos sequer um telefonema para as negociações. Hoje (14/12) estão confraternizando o final de um ano duro para os brasileiros. Um ano marcado pelo triunfo do capital sobre o trabalho, retirada de direitos, flexibilização da proteção ao emprego e ao trabalho, desmonte da estrutura sindical de trabalhadores. CADÊ AS CONQUISTAS PARA COMEMORARMOS??

Trabalhadores do SENAC-PR, o SENALBA-PR parabeniza vocês por estarem aí! De pé, vestindo a camisa, dando o seu melhor, ignorando banco de horas, abrindo mão da família quando necessário. Foram vocês que fizeram mais de 1,6 milhões de atendimentos, que transmitiram seus conhecimentos e colaboraram para as pessoas ingressarem no mercado de trabalho. Foi o desenvolvimento intelectual que vocês dispensaram em nome do SENAC que promoveu a expansão da Entidade em cerca de 36 unidades de ponta em nosso Estado. Então, APROVEITEM E COMEMOREM SIM, POIS OS CO-IRMÃOS DO SESC NEM ESSA CONFRATERNIAZAÇÃO TERÃO! VOCÊS SÃO E VOCÊS FAZEM O SENAC NO PARANÁ! O SENAC É FEITO DE PESSOAS E PARA PESSOAS!

O Presidente do SENALBA-PR, Sr. Juvenal Pedro Cim ressalta que "o título dessa notícia não é uma crítica ao trabalho do profissional que elaborou a divulgação e sim uma contestação oportuna a importância que esta sendo dada as negociações coletivas nesse ano".

Cadastre seu e-mail pessoal no site do SENALBA-PR para receber as notícias referente a sua categoria profissional e ajude a divulgar o site do Sindicato aos seus colegas. O SENALBA-PR também está no Facebook: https://www.facebook.com/senalbapr/?ref=bookmarks.

Notícias Relacionadas:

SENALBA-PR REALIZOU A PRIMEIRA RODADA DAS NEGOCIAÇÕES PARA O ACT 2017/2018 COM O SESI/SENAI

SENALBA-PR FIRMOU O ACT 2017/2018 COM O SESCOOP

SENALBA-PR FIRMOU O ACT 2017/2018 COM O CIEE

SENALBA-PR FIRMOU O ACT 2017/2018 COM A FUNPAR

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO PARA 2017/2018

ASSEMBLEIA DA CAMPANHA SALARIAL 2017/2018, O QUE DEU LÁ?